top of page
Buscar
  • Foto do escritorUnicamp Esclarece Covid19

Tratamento para COVID-19

Convidamos o Prof. Plinio Trabasso da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP para nos informar e esclarecer algumas questões sobre o tratamento da COVID-19.


Existem tratamentos para a infecção por COVID?


Não existe tratamento antimicrobiano estabelecido para covid-19. Alguns medicamentos antivirais têm sido testados, como o remdesivir e o favipiravir, com resultados ainda controversos. Não há consenso sobre sua eficácia ou segurança. Nenhum deles está disponível comercialmente no Brasil.

Atualmente o tratamento para pacientes graves baseia-se no uso de dexametasona (um corticoesteroide) e anti-coagulação profilática com heparina fracionada.


Pessoas com quadros mais brandos devem ser tratadas em casa?


Sim.


Como é o tratamento para quem está internado?


Atualmente o tratamento para pacientes graves baseia-se no uso de dexametasona (um corticoesteroide) e anti-coagulação profilática com heparina fracionada.

Além disso, é realizada assistência ventilatória (A) não-invasiva, que consiste no uso de máscara de oxigênio de alto fluxo (>10 L/min), também chamada de "não-reinalante", em conjunto ou não com pronação, que é a colocação do paciente na posição prona, ou seja, de barriga para baixo, o que permite melhor utilização dos alvéolos da parte posterior dos pulmões, aumentando a eficiência da ventilação ou (B) invasiva, que consiste na colocação de um tubo na traqueia do paciente (intubação orotraqueal) e, através deste acesso, a instalação de um ventilador mecânico, com o qual podemos ajustar vários parâmetros ventilatórios, principalmente aumento da frequência respiratória, aumento da fração inspirada de oxigênio (o ar ambiente tem 21% de O2, mas com o uso de ventilador mecânico podemos escalonar esta concentração para até 100%, a depender da necessidade do paciente) e manutenção da pressão inspiratória final positiva (ao final da inspiração "normal", os alvéolos pulmonares se fecham, o que impede a continuação da troca gasosa (CO2 -> O2); com a manutenção da PEEP (sigla em inglês), nós forçamos os alvéolos a permanecerem abertos, o que permite uma certa continuidade à troca gasosa, o que melhora um pouco a performance da ventilação.

Os efeitos de todas essas medidas são monitoradas através da dosagem da oxigenação periférica, no caso da ventilação não-invasiva (oxímetro) ou dos gases (O2 e CO2) e pH do sangue (gasometria) na ventilação é invasiva, e as equipes de saúde tomam as medidas necessárias, alternando entre uma e outra modalidade a depender da evolução do paciente.


Comentários adicionais


Acho fundamental ressaltar o que não funciona no tratamento ou prevenção da covid-19. Cloroquina ou ivermectina não funcionam para profilaxia ou tratamento da covid-19. Nem vitamina-D, vitamina-C ou qualquer outro complexo vitamínico, nada disso altera o desfecho da doença.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page