top of page
Buscar
Foto do escritorUnicamp Esclarece Covid19

Máscaras caseiras

A Organização Mundial da Saúde recomenda a utilização de máscaras como medida preventiva contra a infecção pelo novo coronavírus, e orienta a importância de priorizar as máscaras cirúrgicas, como N95, para os profissionais da saúde. Dado o contexto, surge a opção de se confeccionar máscaras caseiras, no entanto algumas questões precisam ser esclarecidas.

Convidamos a Dra. Raquel Stucchi, docente na Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP) e infectologista, para responder as principais dúvidas.


Ao usar máscara, é possível conversar/interagir com outras pessoas? Se sim, há uma distância segura?


É possível interagir e conversar com pessoas estando de máscaras caseiras. Se ambas estiverem de máscara, o contato pode ser mais próximo, menos de dois metros.


Quais os melhores materiais de fácil acesso para a confecção de máscaras caseiras?


O melhor é o tricoline. Camiseta velha de algodão também pode ser transformada em máscara! Em camada dupla, pode colocar uma folha de papel toalha como "recheio", mas de forma que possa ser retirada (e descartada) ao lavar a máscara, basta deixar uma costura aberta na camada dupla de algodão.


Qual é a vida útil de uma máscara caseira? Após quantas lavagens ela não serve mais para a proteção?


Sempre que a máscara estiver suja ou molhada, deve ser trocada. Se não estiver suja e nem molhada, após 4h de uso ela deve ser "guardada" para ser lavada.

Não precisa lavar separada das outras peças de roupa, pode até aproveitar o momento do banho para lavar a máscara. Ela deve ser lavada com água e sabão ou sabão em pó, não utilize água sanitária pois ela corrói o tecido diminuindo a vida útil da máscara.

Se tiver cuidado na lavagem, ela dura muito tempo. Ela deixa de ser eficaz se o tecido rasgar, furar, esgarçar.


A Dra. Raquel ainda lembra que: "O uso de máscaras caseiras é importante, mas é uma medida complementar ao distanciamento social e higienização das mãos. Deve-se ter o cuidado ao colocar e retirar a máscara e, quando em uso, nunca tocar nela."



Caso tenha dúvidas entre em contato com o Unicamp Esclarece Covid-19 através de nosso formulário de contato no site, ou em nossas redes sociais.





89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page