top of page
Buscar
  • Foto do escritorUnicamp Esclarece Covid19

Efeitos da COVID no coração

A COVID-19 pode causar sequelas no coração, então, para alertar à todos, convidamos o Prof. Dr. Jamiro da Silva Wanderley para responder algumas questões sobre possíveis complicações futuras.


Quais são os efeitos da Covid para o coração?


A infecção pelo Covid 19, tem efeitos sistêmicos, envolvendo em sua fisiopatogênica, acometimento de vários sistemas. A parte ligada à coagulação intravascular, muito bem descrita para o pulmão, também foi evidenciada, no cérebro, rins e coração. Como se trata de microcirculação, praticamente todos os órgãos podem se acometidos. A repercussão no coração direta é de pouca magnitude, mas a adaptação hemodinâmica do coração é grande. Devido ao acometimento pulmonar, temos como consequência uma hipertensão pulmonar, o que sobrecarrega o coração e leva, com o tempo, à insuficiência cardíaca.


O que essas sequelas representam para a vida da pessoa no futuro?


Quem já possui cardiopatia prévia tem maior dificuldade da adaptação hemodinâmica e portanto maior tendência a ter casos mais graves.


Qual a probabilidade de eu ter sequelas da Covid, mesmo sem ter um histórico cardíaco prévio?


Mesmo quem não tem cardiopatia prévia, pode ficar com sequelas pós Covid-19 dependendo dos processos inflamatórios e cicatriciais gerados pela infecção.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page