Assintomáticos da Covid-19
- Unicamp Esclarece Covid19
- 14 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2020
A Profa. Dra. Ilma Aparecida Paschoal, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, respondeu algumas perguntas sobre os casos de assintomáticos, ou seja, indivíduos que estão infectados pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas.
Tem alguma forma de saber se sou assintomático da Covid19?
O teste de PCR e a sorologia podem indicar se o indivíduo é portador assintomático do vírus. Seria ótimo se pudéssemos realizar estes exames para o maior número de pessoas para ter uma ideia da morbidade e da letalidade reais da infecção, mas como o PCR e as sorologias de boa qualidade são exames caros, temos as limitações de recursos.
Existe um trabalho preliminar sobre a linha do tempo da infecção e a taxa de positividade dos diferentes exames, mas tal trabalho ainda está em fase de revisão.
Existe algum nível de assintomático que não contagie outras pessoas?
Não se sabe a resposta para a pergunta. Supostamente um indivíduo assintomático tem maior chance de ter uma carga viral mais baixa, mas isso é só uma construção lógica, não temos prova para esta afirmação.
Descobri que sou assintomático, posso desenvolver sintomas tardiamente?
Um assintomático até pode desenvolver sintomas mais tarde. Ele deve ficar isolado por 14 dias a partir do momento em que se descobriu a presença do vírus. Algumas informações sorológicas podem ser importantes para estimar a chance de sintomas: se o paciente tiver IgG positiva e IgM negativa muito provavelmente a infecção já ocorreu há um certo tempo e a chance de o indivíduo desenvolver sintomas é menor.

Hozzászólások